As controladoras do servidor KeyAccess da empresa estão offline. O que fazer?

Se as controladoras estiverem offline, há uma interrupção na comunicação que impede o tráfego de informações entre a controladora e o Servidor* KeyAccess. Neste caso sugiro acionar o TI da empresa ou a empresa responsável** pela instalação no local.

Para conhecimento:

Consequências da operação em modo offline:

  • Os eventos de entradas e saídas não aparecerão em tempo real na tela de eventos do sistema KeyAccess;
  • As movimentações realizadas não serão exibidas nos relatórios, até que a comunicação seja restabelecida e os registros armazenados na memória da controladora sigam para a base de dados do servidor KeyAccess;
  • Novos cadastros não serão enviados para a memória da controladora. Com isso, em alguns casos, poderão ocorrer registros de negativas de liberações.

 

Corrigindo o problema - Algumas condições que podem motivar a operação no modo off-line. Siga as orientações na ordem descrita:

a) Conector de cabo mal conectado.
• Motivo
É comum que estruturas paralelas passem por processos de obras. Movimentações em equipamentos podem deslocar conectores o suficiente para produzir o mal contato e a perda de comunicação.
• Solução
Acione o setor de TI da empresa para que verifique a conexão. Normalmente, nos equipamentos de gerenciamento de rede
encontramos leds que indicam se há comunicação ou não.

b) Cabo de rede com dobra ou rompido.
• Motivo
O cabo foi cortado, dobrado ou esmagado.
• Solução
Acione o setor de TI da empresa para que verifique a as condições do cabo. Em alguns casos será necessária a substituição.

c) Conector danificado ou com mau contato.
• Motivo
O conector não possui condições físicas que permitam o perfeito encaixe.
• Solução
Acione o setor de TI da empresa para que verifique a as condições do conector. Em alguns casos será necessária a substituição.

d) Gerenciadora de rede perdeu as configurações do IP e da porta de comunicação entre controladora e servidor KeyAccess.
• Motivo
Periodicamente, as equipes de segurança da informação e gestão de rede acionam rotinas para verificar se em seus equipamentos de gerenciamento de rede existem IPs e portas habilitadas que não constam na relação de itens da empresa. Com isso, acidentalmente, removem as configurações necessárias para a comunicação da controladora ao servidor KeyAccess.
• Solução
Acione o setor de TI da empresa para que configure novamente as permissões no sistema de gerenciamento de rede.

e) IPs em duplicidade.
• Motivo
Acidentalmente, a equipe que gerencia a rede atribuiu o mesmo IP da controladora a outro dispositivo na rede. O resultado é a geração de conflito lógico.
• Solução
Acione o setor de TI da empresa para que verifique se outro dispositivo da rede está utilizando o mesmo IP da controladora. Caso a hipótese seja confirmada, será necessário alterar o IP do outro dispositivo.

f) Nenhuma das ações descritas nas opções anteriores restabeleceu a comunicação entre controladora e o servidor KeyAccess.
• Solução
Acione a empresa integradora que executou a instalação física do sistema do seu andar. Caso a instalação não esteja mais em garantia e não foi contratada manutenção para o sistema, esta empresa poderá enviar uma proposta de visita técnica.

 

* Os dados de acesso (login e senha) ao servidor são fornecidos pela empresa integradora que executou a instalação física do sistema.

** Para questões técnicas e suporte local é necessário acionar o integrador, responsável pela vistoria, validação dos requisitos e instalação no local. A empresa RBIS é responsável pelo desenvolvimento e atualizações do software KeyAccess. Não fazemos instalação nem manutenção do sistema localmente.