Percebemos que a leitura do código QR Code está lenta e difícil detectar. O que pode ser?

Há duas possíveis causas para essa situação: o visor do equipamento está sujo ou há lentidão na validação com o servidor local KeyAccess.

Abaixo algumas orientações, lembrando que o condomínio deve acionar a empresa de manutenção do controle de acesso (homologada pela KeyAccess) para apoia-lo nessa situação, por tratar-se de um comportamento local:

  1. Limpe o visor conforme diretrizes no início deste tópico
  2. Verifique se a comunicação da rede interna está rápida e se não há contenção de disco ou processamento no servidor
  3. Tente resetar a leitora para as configurações originais de fábrica apresentando o código de barras correspondente no manual rápido que acompanha a mesma. Reconfigure para o baud rate igual ao da controladora em seguida

 

Caso o condomínio identifique lentidão no sistema e a causa não seja sobrecarga no servidor:

  • Verifique a carga de tráfego no roteador principal (Dual WAN) e no switch da rede interna. A estrutura de rede de controle de acesso deve ter sido executada conforme vimos no início deste curso, de forma isolada dos demais sistemas. Não se deve canalizar o tráfego de sistemas de alto tráfego de dados, como CFTV, por exemplo, pela mesma rede do controle de acesso, de forma a não sobrecarregá-lo. O ideal é que cada sistema tenha seu switch próprio.
  • Caso não se encontre problemas nos equipamentos quando conectado diretamente a eles mas sim em alguns pontos de rede, procure certificar os cabos de rede com equipamento apropriado para este fim (equipamentos de certificação da Fluke, por exemplo) ou substitua incondicionalmente o cabeamento com problema caso o custo/benefício seja mais favorável a essa saída, redobrando a atenção aos cuidados típicos de encaminhamento de cabeamento estruturado de redes Ethernet.

     

Artigo complementar: Principais interrupções de funcionalidades sob falha de rede.